5 dicas para se manter calmo durante os vestibulares

Já estamos cansados de saber o tamanho da pressão que cai em cima dos estudantes durante a temporada dos vestibulares. E com um cenário educacional tão atípico quanto o de 2020, isso só piorou. “Estamos falando de uma questão muito complexa. Ser aprovado no vestibular representa mais do que simplesmente ter o nome na lista, a aprovação refere-se a uma programação do futuro desse jovem.”, afirma a psicóloga clínica Sirlene Ferreira.

Por meio da terapia, o vestibulando consegue encontrar formas de lidar com essa fase da vida sem sofrer tanto. “O vestibular para a maioria dos vestibulandos ocorre numa fase de transição da vida, quando eles estão se inserindo na vida adulta. Esse momento por si só já é doloroso e ao mesmo tempo o vestibulando precisa provar que é capaz de estudar e ser aprovado e ter seu nome da primeira lista, são muitas cobranças sociais e culturais que misturadas podem causar muito desconforto.”, elucida a psicóloga.

Sirlene também comenta sobre como lidar com o sentimento de fracasso de uma maneira menos dolorosa. “Não ser aprovado no vestibular não significa que o vestibulando fracassou. Fracassar é perder indefinidamente, ser reprovado no vestibular, implica que haverá outros vestibulares que o mesmo candidato poderá concorrer, senão mais nesse ano, nos próximos.”, comenta.

Confira!

1. Esse vestibular representa mais uma oportunidade e não apenas a única oportunidade;

2. Confie em si mesmo, nas suas conquistas e nos seus méritos;

3. Seja gentil consigo mesmo – o vestibular é uma representa uma etapa da vida e não a sua vida toda;

4. Permita-se fazer coisas que te dão prazer, assim você terá energia para se concentrar na hora que precisar;

5. A meditação oxigena o cérebro e ajuda na concentração. 

Por; Laura Ferrazzano