Aprenda truques para passar melhor a roupa e economizar tempo

Passar as roupas a ferro nem sem pres é uma tarefa das mais prazeirosas. Mas há truques que ajudam a diminuir o fardo e a obter melhores resultados, de acordo a DECO Proteste.


O segredo está na eficiência do ferro. 

As peças não devem estar completamente secas, para que as fibras alarguem e os vincos se suavizem. Para melhorar os resultados, retire a roupa da máquina de secar ou do varal um pouco úmida. Saliente-se que os dias quentes  podem secar muito os tecidos e complicar a operação.

Se a roupa estiver totalmente seca, um bom ferro a vapor deverá providenciar a umidade necessária para as fibras alargarem de novo. Se, mesmo assim, não conseguir esse efeito, borrife com água antes de começar a engomar.

Lembre-se que a etiqueta da sua peça de roupa é importante para este processo. Verifique as suas instruções e ajuste o ferro em conformidade. Não ceda à tentação de regular a temperatura para o máximo, alerta a DECO. Pois essa ideia de que pode facilitar ou acelerar a tarefa, em sintéticos ou seda, por exemplo, poderão sofrer consequências.

Por último, mas não menos importante, não esqueça de seguir as instruções do fabricante e limpar, com regularidade, o calcário do aparelho. Isto porque, se o ferro começar a evidenciar sinais de calcário, deixará de funcionar de modo correto, sendo que mais tempo e esforço a engomar serão as consequências.