Autor do mangá ‘Berserk’, Kentaro Miura morre aos 54 anos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O escritor e ilustrador japonês Kentaro Miura, criador da famosa série de mangás “Berserk”, morreu aos 54 anos. A morte ocorreu no último dia 6, mas a informação foi divulgada apenas na madrugada desta quinta (20) pela revista Young Animal, onde a obra era publicada.


Segundo a revista, o autor foi vítima de uma dissecção aguda da aorta, uma lesão na parte interna da artéria aorta que pode levar a hemorragias e complicações graves. Em nota, a publicação expressou “maior respeito e gratidão” a Miura.

O autor ganhou fama mundial com o mangá Berserk, publicado pela primeira vez em 1989 na Young Animal -então chamada Animal House-, onde continuou sua publicação até hoje. A obra, ambientada em um mundo medieval assombrado por demônios, conta a história de Guts, um mercenário em uma jornada de vingança contra o antigo líder de seu bando, e ficou conhecida por sua violência gráfica e temas adultos.

Com capítulos compilados em 40 volumes, Berserk vendeu mais de 50 milhões de cópias em 15 países -incluindo cópias digitais-, tornando-o um dos mangás mais vendidos do Japão e ajudando a popularizar o gênero “fantasia sombria no país”. Miura publicou o último capítulo em janeiro deste ano, morrendo antes que pudesse finalizar a série.