Bovespa opera em alta nesta sexta

Bovespa opera em alta nesta sexta

O principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em alta nesta sexta-feira (27), antes de discurso do chair do Federal Reserve (BC dos EUA), Jerome Powell, que pode oferecer pistas sobre o futuro da política monetária norte-americana.

Às 10h04, o Ibovespa subia 0,2%, a 119.010 pontos.

No dia anterior, o Ibovespa recuou 1,73%, a 118.723 pontos. Na semana, a alta acumulada é 0,57%. Em agosto, tem queda de 2,53%. No ano, o recuo é de 0,25%.

Cenário

Os mercados seguem atentos à crise política, que tem elevado as preocupações com o cenário econômico e fiscal doméstico, em meio à uma inflação persistente e a crise hídrica.

Os holofotes do mercado financeiro global estão voltados para o discurso virtual do líder do banco central dos EUA (Fed), Jerome Powell, nesta sexta-feira, no simpósio econômico anual de Jackson Hole, nos EUA. Ele pode oferecer pistas sobre o futuro da política monetária, sendo que qualquer sinalização mais dura com a inflação pode elevar a demanda pela moeda norte-americana.

Investidores aguardam para ver se o Fed dará alguma indicação mais clara sobre quando começará a cortar estímulos monetários. Qualquer sinalização de redução iminente dos estímulos do Fed pode prejudicar ativos de países emergentes, segundo especialistas.