Confira as respostas às dúvidas mais frequentes sobre a vacinação

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica respondeu aos questionamentos que surgiram ao longo da campanha

A vacinação dos idosos a partir de 85 anos começou na última quinta-feira (11) no Centro de Eventos do Pantanal. A previsão é que nesta etapa sejam imunizadas 2460 pessoas. Além disso, os trabalhadores da saúde que já receberam a primeira dose já estão recebendo a segunda.

Com a abertura do agendamento para os idosos, algumas dúvidas surgiram entre a população. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira respondeu às perguntas:

-Não consegui realizar o agendamento para vacinação de idoso no site da Prefeitura porque deu erro. O que eu faço?

Valéria: Quando a pessoa faz o agendamento e dá erro, ela deve mandar um email para cadastrocba.covid@gmail.com e solicitar o cancelamento do agendamento. Após receber a resposta, a pessoa deve fazer de novo. Quando a pessoa faz o cadastro, mas não consegue abrir o campo “agendar sua triagem”, é porque a agenda do dia já está lotada. Neste caso é necessário fazer o agendamento no dia seguinte. Um dos erros mais comuns que tem acontecido é no campo “Grupo de risco”, pois muita gente faz o agendamento e não seleciona o grupo certo: trabalhadores da saúde ou idosos a partir de 85 anos. É preciso selecionar o grupo de risco para o cadastro ser finalizado corretamente.

-Sou profissional da saúde e ainda não fui vacinado. Não consigo fazer o agendamento. Por quê?

Valéria: Neste momento estamos realizando a vacinação dos idosos a partir de 85 anos e da segunda dose dos trabalhadores da saúde. A agenda para primeira dose dos trabalhadores da saúde está fechada porque não recebemos mais doses para esta finalidade. Assim que recebermos, a agenda será reaberta e divulgaremos no site e nas redes sociais da Prefeitura.

-Fui vacinada com a AstraZeneca e quero agendar a segunda dose. Como devo proceder?

Valéria: A segunda dose da AstraZeneca só deve ser tomada 90 dias após a primeira. Quando chegar perto da data escrita a lápis no cartão de vacinação, você deve ficar atenta para fazer o agendamento pelo site da Prefeitura.

-Tenho um parente com mais de 85 anos que teve COVID-19 recentemente. Ele pode ser vacinado?

Valéria: Segundo as recomendações do Plano Nacional de Imunização, pessoas que tiveram COVID-19 e que estiveram internadas só devem ser vacinadas após 30 dias da alta médica. E aqueles que tiveram COVID, mas que não precisaram ser internadas só devem ser vacinadas após 30 dias do início dos sintomas.

-Como os idosos acamados serão vacinados?

Valéria: Um parente ou conhecido do idoso acamado deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa para fazer o cadastramento do idoso. Uma equipe móvel da Secretaria Municipal de Saúde vai agendar a vacinação desse idoso e irá até a casa dele para fazer a imunização.

-Por que Cuiabá não tem vacinação drive thru?

Valéria: Cuiabá está seguindo rigorosamente o Plano Nacional de Imunização, que recomenda que as pessoas imunizadas devam ser observadas por 30 minutos no local após a administração da vacina. Esta recomendação está na bula das vacinas.

CONFIRA AQUI O PASSO A PASSO DA VACINAÇÃO DOS IDOSOS:

-Entre no site www.cuiaba.mt.gov.br e clique no banner do “Vacina Cuiabá”;

-Clique em PRÉ CADASTRO;

-Clique em ACEITAR E CONTINUAR;

-No campo TIPO DE DOSE escolha PRIMEIRA DOSE e clique em PRÓXIMO PASSO;

-No campo GRUPO DE RISCO escolher IDOSOS (ACIMA DE 85 ANOS) e clique em PRÓXIMO PASSO;

-Preencha todos os dados que estão marcados com * (no campo INFORME SUA PROFISSÃO, pode escrever a profissão que desempenhava ou escrever aposentado/aposentada);

-Clique em enviar cadastro;

-No campo AGENDAR SUA TRIAGEM  selecione a data e o horário e clique em SOLICITAR AGENDA;

-Os idosos não precisam imprimir o QR CODE. Ao se dirigirem ao Centro de Eventos devem levar documento com foto.

IMPORTANTE: Em caso de erro durante o agendamento, a pessoa deve mandar um email para o endereço cadastrocba.covid@gmail.com pedindo o cancelamento do agendamento. Após receber o email com a confirmação do cancelamento, a pessoa poderá fazer um novo agendamento.

OBSERVAÇÃO: No ato de agendamento, caso não apareça a data e o horário na tela AGENDAR SUA TRIAGEM é porque a agenda do dia já está lotada. Neste caso é necessário fazer o agendamento no dia seguinte.

SÓ PESSOAS A PARTIR DE 85 ANOS SERÃO VACINADAS. AGENDAMENTOS DE PESSOAS COM MENOS DE 85 ANOS OU DE PESSOAS QUE NÃO INFORMARAM A IDADE SERÃO CANCELADAS.

Por ROBERTA PENHA