Cresce percentual de brasileiros que assistem TV e navegam na internet ao mesmo tempo, diz pesquisa

O hábito de assistir TV e, ao mesmo tempo, navegar na internet tem aumentado no Brasil nos últimos três anos, de acordo com a pesquisa Ibope Conecta divulgada nesta segunda-feira (14).

O percentual de pessoas que disseram que ‘sempre’ assistem TV e usavam a internet ao mesmo tempo era de 27{ce2551fde2e1a4b26c8301536bdeec1ec9d30bdaca74ae8a9a9dcfce14bbd35b} em 2015. Já em 2018, o índice ficou em 46{ce2551fde2e1a4b26c8301536bdeec1ec9d30bdaca74ae8a9a9dcfce14bbd35b} — um aumento de 19{ce2551fde2e1a4b26c8301536bdeec1ec9d30bdaca74ae8a9a9dcfce14bbd35b}.

Em relação àqueles que fazem isso ‘às vezes’, o índice caiu de 61{ce2551fde2e1a4b26c8301536bdeec1ec9d30bdaca74ae8a9a9dcfce14bbd35b} em 2015 para 49{ce2551fde2e1a4b26c8301536bdeec1ec9d30bdaca74ae8a9a9dcfce14bbd35b} em 2018. O mesmo ocorre com quem ‘nunca’ teve este hábito: em 2015 era de 12{ce2551fde2e1a4b26c8301536bdeec1ec9d30bdaca74ae8a9a9dcfce14bbd35b}; em 2018{ce2551fde2e1a4b26c8301536bdeec1ec9d30bdaca74ae8a9a9dcfce14bbd35b} é de 6{ce2551fde2e1a4b26c8301536bdeec1ec9d30bdaca74ae8a9a9dcfce14bbd35b}.

Os dados indicam que, cada vez mais, o brasileiro está consumindo a programação televisiva sem se desconectar da rede.O smartphone é o dispositivo mais usado para se manter conectado enquanto assiste à TV: 81{ce2551fde2e1a4b26c8301536bdeec1ec9d30bdaca74ae8a9a9dcfce14bbd35b} dos entrevistados disseram que preferem este tipo de aparelho, enquanto 16{ce2551fde2e1a4b26c8301536bdeec1ec9d30bdaca74ae8a9a9dcfce14bbd35b} usam o computador e 3{ce2551fde2e1a4b26c8301536bdeec1ec9d30bdaca74ae8a9a9dcfce14bbd35b}, o tablet. Em 2015, o índice era de 65{ce2551fde2e1a4b26c8301536bdeec1ec9d30bdaca74ae8a9a9dcfce14bbd35b}, 28{ce2551fde2e1a4b26c8301536bdeec1ec9d30bdaca74ae8a9a9dcfce14bbd35b} e 8{ce2551fde2e1a4b26c8301536bdeec1ec9d30bdaca74ae8a9a9dcfce14bbd35b}, respectivamente.

Sobre os hábitos na rede, 53{ce2551fde2e1a4b26c8301536bdeec1ec9d30bdaca74ae8a9a9dcfce14bbd35b} disse que acessa as redes sociais enquanto assiste à TV, 44{ce2551fde2e1a4b26c8301536bdeec1ec9d30bdaca74ae8a9a9dcfce14bbd35b} usa a rede para passar o tempo durante os comerciais e 34{ce2551fde2e1a4b26c8301536bdeec1ec9d30bdaca74ae8a9a9dcfce14bbd35b} para resolver outras coisas. A pesquisa foi realizada de 11 a 15 de abril, com 2.000 internautas das classes A, B, C e D, de todas as regiões do Brasil.

Por G1