CRF-MT e CRM-MT fazem nota técnica conjunta sobre medicamentos para Covid-19

Por Esportes & Notícias

 

O presidente do CRF-MT, Iberê Ferreira da Silva Junior, assinou nesta segunda-feira (29.06) uma nota técnica em conjunto com a presidente do CRM-MT, Hildenete Monteiro, a respeito da prescrição e dispensação de medicamentos para o tratamento da Covid-19.

O material esclarece, por exemplo, sobre os riscos e perigos envolvendo a automedicação e ainda, faz um alerta aos médicos e farmacêuticos sobre os critérios técnicos a serem seguidos no ato das prescrições e dispensações de medicamentos para o tratamento do coronavírus com vistas à garantirem sempre o uso racional e seguro dos medicamentos.

Além disso, a nota técnica em conjunto enfatiza que os medicamentos envolvidos no tratamento da Covid-19 não são medicamentos isentos de prescrição (ex. Ivermectina) e que alguns ainda possuem regramentos próprios para sua prescrição e dispensação, a exemplo da hidroxicloroquina, cloroquina, azitromicina e nitazoxanida.

Iberê explica que neste momento de medidas emergenciais em prol da saúde pública, os Conselhos estão trabalhando de forma integrada para auxiliar aos farmacêuticos e médicos no exercício de suas atividades profissionais”. A relação entre o médico e o farmacêutico é muito estreita. Cabe ao médico a prescrição do medicamento e ao farmacêutico dispensar e orientar o usuário quanto ao uso correto de medicamentos, além de acompanhar a adesão ao tratamento. Por isso, que nessa hora temos que fortalecer ainda mais esse trabalho em conjunto em prol da população”.