Dono de duas medalhas olímpicas, André Domingos também será embaixador dos JEB’s

As cerca de 7,5 mil crianças, entre 12 e 14 anos, que disputarão os Jogos Escolares Brasileiros – JEB’s, no período de 29 de outubro a 5 de novembro de 2021, no Rio de Janeiro, terão contato direto com diversas estrelas do esporte nacional e poderão ouvir dos ídolos palavras de incentivo, além de conhecer mais a fundo a história de cada um deles. O megaevento estudantil, que já conta com os campeões olímpicos do vôlei Giba e Serginho como embaixadores, ganhou mais um medalhista olímpico como apoiador: o ex-velocista André Domingos.

Confesso que fiquei muito emocionado com o convite e corri para contar para a minha mãe. É motivo de muita honra e de orgulho ser um dos embaixadores dos Jogos Escolares Brasileiros. Estou muito feliz. Acho que é uma oportunidade que vou ter de estar perto da criançada, de contar minhas histórias e de incentivar essas crianças”

André Domingos, ex-velocista

Medalha de bronze na prova do revezamento 4 x 100m nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996 e prata na mesma prova nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000, o paulista aceitou o convite feito pelo secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, e será um dos embaixadores dos JEB’s.

“O André Domingos é mais uma fera do esporte brasileiro que certamente vai abrilhantar ainda mais os JEB’s no ano que vem. Será uma honra tê-lo conosco ao lado do Giba e do Serginho. Já estamos bem representados, mas a ideia é convidar mais atletas para que as crianças possam entrar em contato com o maior número deles, conhecer suas histórias e se inspirar para o esporte e para a vida”, afirmou Marcelo Magalhães.

Além das medalhas olímpicas, André Domingos, que durante mais de uma década integrou a equipe de revezamento brasileira nos 4 x 100m, tem no currículo duas medalhas em mundiais: prata em Paris 2003 e bronze em Sevilha 1999.

Somam-se a essas conquistas dois ouros em Jogos Pan-Americanos: Winnipeg 1999 e Santo Domingo 2003. Em provas individuais, foi bronze nos 100m nos Jogos Pan-Americanos de Mar Del Plata 1995 e nos 200m nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003.

“Confesso que fiquei muito emocionado com o convite e corri para contar para a minha mãe. É motivo de muita honra e de orgulho ser um dos embaixadores dos Jogos Escolares Brasileiros. Estou muito feliz. Acho que é uma oportunidade que vou ter de estar perto da criançada, de contar minhas histórias e de incentivar essas crianças”, disse o medalhista olímpico, que ficou ainda mais emocionado por já ter disputado os JEB’s,

“Eu já tive a oportunidade de competir nos JEB’s em 1991, na minha cidade, em Presidente Prudente (SP). Estou me sentindo muito valorizado por esse convite. A minha gratidão é eterna”, frisou André Domingos.

JEB’s

Os Jogos Escolares Brasileiros terão provas em 17 modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo.

Desse total, nove serão seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília (DF), em dezembro de 2021: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.

Destinada a atletas escolares nascidos em 2007, 2008 e 2009, os Jogos Escolares Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, e contam com o apoio da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ). Os JEB’s voltam a ser disputados no ano que vem após um hiato de 17 anos. A última edição dos JEB’s foi realizada em 2004.

Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania