Especialistas falam sobre a preservação do solo em webinar promovido pela Emater-MG

No dia 15 de abril, às 19 horas, a Emater-MG promove mais um webinar transmitido pelo YouTube

Os convidados para o evento são os coordenadores estaduais da Emater-MG Ana Cláudia Albanez e Márcio Stoduto, e os professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Diego Antônio França de Freitas e Caetano Marciano de Souza. O bate-papo será sobre a importância da conservação do solo para a sustentabilidade ambiental das atividades rurais. Também serão apresentadas as ações mais indicadas para a preservação do solo, como a construção de bacias de captação de água de chuva e a adequação de estradas rurais.

Essas práticas têm sido utilizadas em várias regiões do estado com resultados positivos. Um exemplo é a construção de bacias de captação de água de chuva em assentamento no município de Montes Claros, Norte de Minas. O trabalho é desenvolvido pela Emater-MG, com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia. A iniciativa garante a infiltração de água da chuva no solo.

As obras foram concluídas em 2020 e beneficiaram 100 famílias do Assentamento Estrela do Norte. “São vários ganhos. O ganho ambiental, econômico e social. A gente consegue com esse trabalho uma maior durabilidade das pastagens, consegue ter produção e renda, mantendo as famílias no meio rural. E ambientalmente é indiscutível, porque todos esses sedimentos que corriam para os leitos de córregos e rios estão sendo decompostos nas barragens e terraços”, explica o técnico da Emater-MG José Carlos Dias Santos. Para acompanhar o webinar sobre a conservação do solo basta acessar o canal da Emater- MG no You Tube. O evento começa às 19 horas, no dia 15 de abril. 

Por Redação