Festival de Folclore de Cáceres traz música, dança, gastronomia e artesanato

Começa nesta sexta-feira (25) a 6ª edição do Festival Internacional de Folclore de Cáceres (Fifolk), em Cáceres, a 220 km de Cuiabá. O evento segue até domingo (20).

O coordenador do evento, Luis Tolotti, afirma o festival surgiu de um trabalho de divulgação do grupo Chalana, que já representou o estado em mais de 15 países e, em setembro, deve se apresentar na Coreia do Sul.

“É um evento que contribuiu muito com a divulgação e preservação da cultura da região. A cultura anda junto com o turismo”, disse.

Na sexta-feira, terá apresentação do projeto Arte e cultura para todos, desenvolvido pelo grupo Chalana, em parceria com o Ministério da Cultura e a Secretaria Estadual de Cultura que oferece oficinais gratuitas de dança para a comunidade, apresentações de grupo Chalana, banda Hipnose e grupo Tradição, e o show de Yuri e Gustavo, entre outras atrações.

Já no sábado (26), além dos shows regionais, terá apresentações de dança de jazz da companhia Gisele Moreno, do grupo de dança Flor de Atalaia e da dupla Lucas Paes e Rafael.

O encerramento, no domingo (27), terá animação dos grupos locais e do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) de Sorriso e do show da dupla Adson e Anthony.

O Fifolk, na Praça Barão do Rio Branco, no Centro, também terá feira gastronômica e de artesanato.

Desde a primeira edição do evento, outros grupos folclóricos já foram formados, inspirados nesse trabalho, segundo o coordenador do festival.

 

Por G1-MT