Ministro Onyx Lorenzoni inaugura Estação Cidadania no Pará

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, esteve nesta segunda-feira (14.12) no município de Marituba (PA) para inaugurar mais uma unidade do Estação Cidadania – Esporte, a primeira do estado. A iniciativa tem como objetivo fortalecer ações culturais, além de práticas esportivas e de lazer. 

Vamos preparar milhares de jovens para que eles possam ter um destino melhor no esporte, afastados das drogas e do mau caminho. Vamos dar a chance para que possam, dentro desse espaço, construir sua personalidade e sua essência como cidadãos”

Onyx Lorenzoni, ministro da Cidadania

Durante a cerimônia de inauguração, Onyx ressaltou que o novo equipamento esportivo tem o poder de transformar vidas. “O jovem que vier praticar esporte aqui vai entender o quanto é importante o trabalho em equipe, o quanto é importante estar lado a lado. Vai entender que, apesar das derrotas que vai sofrer, a vida continua e vai usar a mesma fé, a mesma garra e a mesma força para ser vencedor na vida”, destacou. “Vamos preparar milhares de jovens para que eles possam ter um destino melhor, se afastando das drogas e do mau caminho. Que possam, dentro deste espaço, construir sua personalidade e sua essência como cidadãos, completou o ministro da Cidadania.

O secretário nacional do Esporte de Alto Rendimento e medalhista olímpico, Bruno Souza, também esteve presente no evento e afirmou que “o Estação Cidadania é muito importante, porque traz a oportunidade de a cidade identificar novos talentos em 13 modalidades Olímpicas”, disse Souza sobre o complexo que possibilita a prática de atletismo, basquete, boxe, handebol, judô, lutas, tênis de mesa, taekwondo, vôlei, esgrima, ginástica rítmica, badminton e levantamento de peso, além de outras seis modalidades paralímpicas. “É com muito orgulho que venho a esta entrega tão significativa. Espero que seja um espaço de integração e uma área para que muitos meninos e meninas tenham a grande chance que eu tive na vida de participar de uma Olimpíada e viajar o mundo pelo esporte”, finalizou o secretário. 

Foram mais de R$ 3,9 milhões de recursos federais investidos no local. O espaço conta com um ginásio poliesportivo, arquibancada para 181 lugares, áreas de apoio, enfermaria, academia e estruturas de atletismo. O Estação Cidadania-Esporte é o principal projeto de legado de infraestrutura esportiva dos Jogos Rio 2016 e visa a ampliação da oferta de equipamentos públicos qualificados para incentivar a iniciação esportiva em áreas de vulnerabilidade social. O projeto integra, num só espaço físico, atividades e a prática de esportes voltados ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes.

Desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro, já foram entregues 73 Estações Cidadania, sendo 44 Estações Cidadania-Cultura e 29 Estações Cidadania-Esporte.

Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania