O efeito da música ‘Lago do Cisne’ numa antiga bailarina com Alzheimer

Tornou-se viral nos últimos dias, nas redes sociais, um vídeo que mostra a reação de uma senhora com Alzheimer ao ouvir uma música do seu passado. As imagens foram compartilhadas por uma associação de caridade e mostram o poder da música na memória das pessoas com demência.

No vídeo é possível Marta C. Gonzalez, que foi ‘prima ballerina’ no grupo de Ballet de Nova York, nos anos 60, reagindo à audição de ‘Lago do Cisne’, de Tchaikovsky, peça que interpretou inúmeras vezes durante a juventude.

O emocionante momento foi compartilhado pela associação Música para Despertar, uma associação de caridade que usa música que tenha feito parte da vida dos pacientes de Alzheimer para melhorar o seu humor e memória.

“Um dos momentos mais emocionantes que vivemos na Música para Despertar. Poder ouvir esta imensa obra de arte junto de uma pessoa que a dançou e foi parte fundamental da sua história. O poder da música é imensurável. Obrigado à vida”, escreveu a associação na legenda do vídeo, publicado nas redes sociais no final de outubro.

Nas imagens, Marta C. Gonzalez reage com emoção à música e começa a replicar os movimentos da coreografia, de memória, momento que é tornado mais emocionante quando editado junto a imagens de Marta dançando, há vários anos.

Marta C. Gonzalez morreu em 2019 e o compartilhamento do vídeo pela associação serve para sensibilizar as pessoas para o seu trabalho junto dos pacientes com demência. É também uma homenagem a Marta. “A imensa Marta C. Gonzalez, que descanse em paz”.