Obra do viaduto da Avenida das Torres entra na etapa de superestrutura

Por Esportes e Notícias

Seguindo um planejamento que garanta uma obra de qualidade e, ao mesmo tempo, celeridade no andamento do trabalho, a construção do viaduto José Maria Barbosa – Juca do Guaraná (Pai) entrou na fase de superestrutura. O elevado está sendo edificado na Avenida Edna Maria Albuquerque Affi (Av. das Torres) e recebe da Prefeitura de Cuiabá um investimento de R$ 16.340.726,63.

No local, já foram superadas as etapas de meso e infraestrutura, que compreendem a fundação das estacas raízes, concretagem das bases, levantamento dos pilares de sustentação e fixação das vigas transversais. Nas próximas semanas, deve ser realizado o transporte das pré-lajes de concreto para início das atividades na parte de superestrutura. Ao mesmo tempo, também é aguardada a remoção da rede de energia, que será efetuada pela Energisa.

“Quem passa hoje pela Avenida das Torres consegue observar toda a estrutura que já foi levantada. Agora, estamos aguardando a intervenção na rede elétrica para dar continuidade na construção. Essa obra representa um grande avanço na mobilidade urbana de Cuiabá e vai garantir um trânsito mais seguro para os milhares de condutores que utilizam essa via”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

A edificação leva o nome do ex-vereador por Cuiabá, José Maria Barbosa – Juca do Guaraná (Pai). Falecido em julho de 2018, Juca fez um mandato marcante na Câmara Municipal, na legislatura de 2008 a 2012. Em sua passagem pela política, prestou grande colaboração para o desenvolvimento do município, principalmente com ações voltadas para a área social. Além da trajetória política, também teve atuação destacada no campo comercial.

VIADUTO MURILO DOMINGOS

Na Avenida Manoel José de Arruda, conhecida como Beira Rio, a obra do viaduto Murilo Domingos também segue avançando conforme o cronograma. Depois de finalizar as etapas de topografia e montagem do canteiro de obras, a empresa responsável pela execução do trabalho avança, neste momento, com o processo de perfuração e fundação das estacas raízes. Para este elevado, o investimento é de R$ 13.992.929,79.

Segundo a Secretaria de Obras Públicas, das 96 estacas previstas no projeto 82 já foram concluídas. “Nossa expectativa é de que, ainda neste mês, a obra entre em uma nova fase. Paralelo à fundação das estacas, também efetuamos a concretagem do primeiro bloco de sustentação e, na próxima semana, outro deve passar pelo mesmo processo”, explica o titular da Pasta, Vanderlúcio Rodrigues.

O viaduto é batizado de Murilo Domingo em homenagem ao ex-prefeito de Várzea Grande e ex-deputado federal por Mato Grosso, falecido aos 78 anos. Além da atuação política e comercial, exerceu um fundamental papel no campo ambiental. Murilo foi uma das primeiras lideranças políticas a levantar discussões e a promover ações concretas de preservação do Rio Cuiabá, como a soltura de mais de 5 milhões de filhotes de peixes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *