Previsão Anec: exportação de soja não deve passar das 230 mil toneladas em janeiro

Até a semana anterior, a entidade ainda tinha a previsão de que o país pudesse embarcar mais de 1 milhão de toneladas ao exterior

Até a semana passada, a previsão de embarques de soja para o exterior (nos portos) indicava a chance de o país fechar janeiro com vendas acima de 1 milhão de toneladas. Entretanto, a falta de soja em grão e ausência de embarques na semana fizeram a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) revisar suas perspectivas, que agora não passam de 225,5 mil toneladas no mês.

De 17 a 23 de janeiro a entidade não recebeu nenhuma informação de programação de embarque de soja em grãos nos portos. E esta não é a primeira vez no mês que isso acontece. Na semana entre 3 e 9 de janeiro a Anec não reportou programações de embarque também. Na semana seguinte, entre 10 e 16 de janeiro, recebeu a programação de embarque de 80 mil toneladas de soja em grãos.

A previsão da entidade é que na semana entre 24 e 30 de janeiro 131 mil toneladas sejam embarcadas nos portos, chegando à quantidade prevista atualmente.

Em janeiro de 2020 o país havia embarcado ao exterior algo em torno de 1,669 milhão de toneladas de soja.

Por Redação