Rally Ecológico acontece no sábado no Parque Tia Nair em Cuiabá

Da Redação

A equipe do Rally Ecológico promoveu na noite de quinta-feira (03), no auditório do Grupo Gazeta de Comunicação, um curso de navegação. Serão 131 equipes participantes, sendo 70 carros e 30 motos. O curso é preparatório para a prova, que será realizada no sábado (05), com largada a partir das 7h, no Parque Tia Nair, e chegada no começo da tarde, na Marina do Altayr, no Lago de manso. O evento recebe o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer terá 200 km de percurso.

Para muitas pessoas, quando se fala em rally, a primeira imagem que vem à mente são carros em alta velocidade em um deserto ou estradas estreitas, acidentes e muito sacrifício. Na verdade, estas são cenas de um rally de velocidade, onde vence a prova a dupla, composta de piloto e navegador, que percorrer o trecho pré-determinado no melhor tempo. São rallys como o Dakar e dos Sertões.

As competições brasileiras, são em sua maioria de regularidade, como o Rally Ecológico, que ao contrário das de velocidade, exigem a manutenção das médias horárias de velocidade pré-determinadas, que não passam dos 60 Km/h.

“Isso depende da competência do piloto e navegador, porque se eles errarem o caminho terão que recuperar o tempo perdido e aí, para eles a prova pode virar velocidade num determinado trecho”, explica Haroldo Pires, diretor técnico do Ecológico/200, que irá ministrar o curso de navegação.

O curso será escalonado e atendendo às normas de biossegurança, os participantes serão divididos em duas turmas: a primeira para pilotos de motos e a segunda para as equipes que vão competir nas categorias 4×4 Turismo e UTV.

“Num rally de regularidade, como o Ecológico, cada segundo em atraso ou em adiantamento resulta em perda de pontos. Vence a prova quem perde menos pontos”, finaliza Pires.

O evento, que terá transmissão ao vivo pelo canal de Youtube do Rally Ecológico será aberto pelo diretor geral do evento Luiz Galvan e contará com as participações do Batalhão da Polícia Ambiental, o empresário Eleus Amorim, da Águia Sul, a professora Edvair Pereira Alves, coordenadora da Biblioteca Saber com Sabor, da Prefeitura de Cuiabá, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Francisco Vuolo, o ambientalista Abel Nascimento, da Secretaria de Serviços Urbanos, além de pilotos e navegadores.

O evento promovido pelo Sportsmotor Clube de Automobilismo, com supervisão da Faemt e CBA, tem apoio do Juizado Volante Ambiental (Juvam), Postos Morada/Shell, Energisa, Colégio Master e do Grupo Gazeta de Comunicação.