Secretário de Futebol se reúne com equipe do CCFEX para discutir parceria no projeto Academia & Futebol

O secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT) da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Ronaldo Lima, participou, nesta sexta-feira (25.09), no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEX), no Rio de Janeiro, de uma reunião com integrantes do CCFEX para acertar detalhes de uma parceria que a Secretaria Especial do Esporte pretende firmar com a instituição em torno do Programa Academia & Futebol. A reunião contou, também, com a participação virtual de Wagner Matias, assessor da SNFDT.  

O objetivo foi discutirmos a implantação do programa Academia & Futebol. Explicamos para os representantes do CCFEX como funciona o programa, explicamos quais são os eixos e falamos sobre as possibilidades de implementarmos essa parceria no Centro de Capacitação Física do Exército”

Ronaldo Lima, secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor

Participaram do encontro, por parte do CCFEX, o coronel Queirod, chefe da divisão de ensino, pesquisa, desporto e gestão; o coronel Pitaluga, assessor de pesquisa; o tenente-coronel Colletes, comandante do Destacamento Desportivo da Vila Militar; o coronel Duarte, assessor de doutrina; o capitão Mauro, instrutor de futebol; e o tenente Igor, adjunto da assessoria jurídica. 

“O objetivo foi discutirmos a implantação do programa Academia & Futebol. Explicamos para os representantes do CCFEX como funciona o programa, explicamos quais são os eixos e falamos sobre as possibilidades de implementarmos essa parceria no Centro de Capacitação Física do Exército”, explicou o secretário Ronaldo Lima. 

Após o encontro, ficou acertado que o CCFEX apresentará uma proposta para a Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, que tem por objetivo criar um núcleo de futebol na instituição para 120 pessoas, entre crianças e adolescentes, além de um projeto de pesquisa com a duração de 24 meses e a realização de um congresso internacional sobre futebol. 

Academia & Futebol 

O Programa Academia & Futebol, desenvolvido pela SNFDT, objetiva proporcionar a prática do futebol, futsal e Beach Soccer a crianças e adolescentes e pessoas com deficiência, além de apoiar a produção e difusão da produção científica, com aporte de recursos para a realização de pesquisas, produção de artigos e livros, participação dos pesquisadores em congressos e a realização de cursos e eventos. 

O Academia & Futebol se baseia em três pilares: núcleos de vivência do futebol, futsal e beach soccer; centros de pesquisa sobre futebol, futsal, beach soccer e direitos do torcedor; e eventos e cursos na área de futebol, futsal, beach soccer e direitos do torcedor. 

O programa funciona a partir da instalação de centros de desenvolvimento do futebol em universidades e institutos federais e é destinado a estudantes do ensino fundamental e médio; a pesquisadores do campo do futebol e profissionais ligados ao futebol e aos demais profissionais interessados em atuar com futebol.

Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania