Servidores e população fazem caminhada para conscientização e prevenção ao suicídio em MT

Servidores da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Assistência Social de Pontal do Araguaia promoveram, na tarde desta sexta-feira (21), uma caminhada alusiva à campanha Setembro Amarelo, de conscientização e prevenção ao suicídio e valorização da vida.

O objetivo, segundo a organização do evento, é gerar reflexão sobre a necessidade de prevenção das doenças e distúrbios que podem levar ao suicídio.

Vestidos de amarelo e com balões da mesma cor, os participantes se reuniram na feira coberta, caminharam pela Avenida Universitária e encerraram o evento no antigo posto fiscal da cidade, entre as pontes dos rios Garças e Araguaia.

De acordo com a organização, cerca de cem pessoas participaram da caminhada. Eles também portavam cartazes com os dizeres “falar de suicídio é a melhor solução”, “não tenha vergonha de procurar ajuda” e “viver é a melhor opção”.

A secretária de Assistência Social de Pontal do Araguaia, Cristina Matias, afirma que o assunto não pode ser esquecido.

“O objetivo dessa caminhada é chamar a atenção da comunidade para o suicídio. É preciso pedir ajuda. O Setembro Amarelo é uma campanha para acender uma discussão, mas o tema precisa ser tratado o ano todo”.

Durante este mês, as unidades de saúde e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Pontal do Araguaia também estão realizando palestras sobre saúde mental, abordando assuntos relacionados à depressão e os sinais que levam ao suicídio.

 

Por G1-MT