Simpósio online discute perspectivas do futebol brasileiro em parceria com a Universidade de Viçosa

A Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT), do Ministério da Cidadania, realiza dos dias 19 a 21 de outubro, junto com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o 1º Simpósio Mineiro De Futebol De Base E Iniciação Esportiva. O evento será gratuito e online, transmitido pelo YouTube, e terá a emissão de certificados digitais.

Por meio de palestras e mesas redondas, serão apresentados estudos de pesquisadores e docentes sobre análise e balanço das tendências, problemas metodológicos e perspectivas para a retomada do futebol após a pandemia do COVID-19. Além disso, haverá também a apresentação de temas livres. As inscrições seguem abertas até 18 de outubro.

O evento faz parte das ações do Programa Academia & Futebol, da Secretaria Especial do Esporte. A produção acadêmica sobre o futebol de base no Brasil é um dos objetivos da iniciativa, que também tem como metas proporcionar a prática do futebol, futsal e Beach Soccer a crianças e adolescentes e pessoas com deficiência, além de apoiar a produção e difusão da produção científica, com aporte de recursos para a realização de pesquisas, produção de artigos e livros, participação dos pesquisadores em congressos e a realização de cursos e eventos.

O Academia & Futebol tem dois centros na UFV, um no campus de Florestal e outro em Viçosa. A parceria com a UFV envolve mais de R$ 540 mil e fomenta ações de pesquisa e eventos, como este Simpósio. Além disso, são atendidas 300 crianças e adolescentes em situação de risco social.

Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania