Uso de adsorventes de ponta minimiza efeitos das micotoxinas na nutrição animal

Investimento em novas tecnologias garante produtos mais eficazes no combate à contaminação causada por micotoxinas

As micotoxinas são um mal inevitável no processo de produção dos alimentos. Esses metabólitos intermediários produzidos por algumas espécies de fungos são altamente tóxicos, promovem a contaminação de grãos, cereais, ingredientes e rações, exigindo atenção redobrada principalmente durante a produção de alimentos para nutrição animal. Isso porque a disseminação das micotoxinas acontece em toda a cadeia alimentar, podendo acarretar na contaminação dos animais e, consequentemente, dos produtos finais para consumo humano, como carnes, ovos e leite. Ou seja: um verdadeiro ciclo vicioso que pode trazer sérios danos para a saúde humana e animal.

Embora as concentrações de micotoxinas sejam consideravelmente minimizadas durante algumas fases do processo de produção alimentar, como na fermentação, peletização e na extrusão, elas são consideradas compostos estáveis e qualquer falha no controle pode levar ao aumento de sua concentração. Considerando que a base das rações animais é composta por grãos e cereais, parte desta produção possui uma contaminação crônica por mais de um tipo de micotoxina, sendo, infelizmente, é algo inevitável, uma vez que as principais espécies de fungos toxicogênicos são disseminados no ambiente.  Neste cenário, a utilização de produtos adsorventes de micotoxinas, aliada a um controle sanitário completo, é essencial para que os riscos de contaminação sejam efetivamente reduzidos.

Por isso, a ICC Brazil, empresa pioneira na produção de soluções inovadoras para a nutrição animal à base de aditivos de levedura, possui soluções de alta tecnologia para combater as micotoxinas dos mais variados tipos de ração para todas as espécies animais, protegendo a saúde e garantindo mais produtividade.

Entre os produtos desenvolvidos pela empresa, está a Linha Fix. Uma linha completa de adsorventes de micotoxinas, estrategicamente desenvolvida para acabar, definitivamente, com qualquer ameaça. São quatro opções diferentes para cada tipo de desafio.

Fonte: Literal Link (0511 adsorventes)